Pular para o conteúdo principal

Proteção solar nas fachadas

  O verão chegou e com eles os dias e noites de calor. Nem sempre as casas ou apartamentos onde moramos são projetados levando em consideração as condições climáticas do local, o que pode acabar tornando alguns ambientes verdadeiros fornos nos períodos mais quentes do ano.  O que muitas vezes não se sabe é que existem alguns elementos arquitetônicos que são capazes de amenizar a temperatura no interior dos ambientes, proteger da intensa exposição solar e tornar as residências mais frescas e menos dependente dos aparelhos de refrigeração.  Separei algumas opções que aliadas com a arquitetura podem contribuem para esse controle térmico nos dias mais quentes.

   Brise-soleil: funciona como um quebra sol. Pode ser de aço, alumínio, madeira ou concreto, vertical ou horizontal, fixo ou móvel. Ele recebe a luz solar e projeta sombra na fachada. Esse elemento foi muito utilizado pelos arquitetos modernistas e segue presente em muitas edificações até os dias atuais.

Brise-soleil 

   Fachada dupla: são duas camadas separadas de fachada, onde a primeira recebe a luz do sol e protege a segunda. É um sistema que permite que o ar circule entre as duas fachadas, diminuindo a sensação térmica no interior da construção.

Detalhe de fachada ventilada

   Cobogós: são elementos que servem como filtro de proteção solar, sem, no entanto, barrar a ventilação. Também foi um elemento muito utilizado pelos arquitetos modernistas brasileiros.

Cobogo na fachada. Projeto Leo Romano. Fotos Edgar Cesar

   Toldos: atuam como protetores horizontais e verticais, podem ser fixos ou móveis. Atualmente existem no mercado modelos de toldos que, além de proteger da incidência direta do sol,  filtram os raios ultra violetas.

Exemplo de fachada com toldos da Stobag


   Vegetação: a proteção solar mais simples e barata que pode existir. Tornam o microclima mais fresco e, com a posição correta, podem sombrear as áreas mais quentes da residência, diminuindo a sensação térmica.   


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ares de inverno

Hoje, muitas imagens de ambientes com ares de inverno, para inspirar! via casatreschic via pinterest via pinterest via frenchbydesign via brabbu via pinterest via pinterest  via pinterest via pinterest via pinterest via homeadore via dailydreamdecor via casatreschic via vintageindustrialstyle via planetedeco via planetedeco via casatreschic via house and home As imagens aqui publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem aos seus respectivos proprietários. Em algumas imagens estão citadas a fonte/autor. Caso você seja titular de alguma delas e queira os créditos citados ou retirada da imagem, entre em contato para as devidas alterações.

Cinco passos para reformar!

Cozinhas pequenas

A cozinha sempre foi um local de prestígio dentro dos lares, e, apesar de toda a evolução, o conceito continua o mesmo.  Sejam elas grandes ou pequenas, as cozinhas tem por excelência armazenar, promover e circular energias.  Atualmente esse espaço vem sendo reduzido. Nossas cozinhas não tem mais o tamanho das cozinhas de nossas avós, por exemplo, mas ainda podem ser funcionais com um bom planejamento e projeto.  Algumas dicas podem ser úteis para melhorar o espaço da sua pequena cozinha e trazer mais praticidade, beleza e funcionalidade ao ambiente. Confira. - Sempre que possível opte por integrar a cozinha com a sala, dessa forma, o espaço parecerá mais amplo e arejado. Evite aquela cozinha corredor, que esta presente em muitos dos apartamentos hoje em dia. - Não faça as bancadas em alvenaria, isso ocupa mais espaço. Opte por fazer com a própria marcenaria ou com pedras.  - Utilize armários feitos sob medida para o seu espaço e suas necessidades.  - Opte por embuti