Pular para o conteúdo principal

Jardins de inverno


Estes são espaços perfeitos para aproveitar a luz do dia, o sol, nos dias frios, de vento gelado e temperaturas baixas.  Os jardins de invernos são mais comuns de se ver e serem utilizados em países de clima predominantemente frio durante boa parte do ano. No Brasil encontramos esse ambiente mais comumente na região sul, devido aos invernos frios, mas de maneira ainda pouco usada.




O jardim de inverno a que me refiro aqui, não é apenas aquele pequeno espaço fechado recebendo iluminação natural e com plantas, mas sim um espaço mais amplo, que além de plantas, também conta com um espaço de estar. Em inglês esse ambiente é chamado sunroom, no português esse espaço é chamado de jardim de inverno ou solário. 




Muito comum nas casas de campo de estilo europeu, como um anexo feito de paredes de vidro, para que o aproveitamento do sol seja o melhor possível, e, que proporcionam a interação do ambiente interno com o externo ao mesmo tempo em que protegem das intempéries, como chuva, vento e frio. 




Por ser um ambiente dedicado a momentos de descanso, você pode decorá-lo como uma sala de estar bem confortável, um lugar introspectivo e despretensioso. Um sofá e poltronas macias e aconchegantes, um cesto com mantas e alguns livros e revistas. Móveis de fibras naturais, madeira ou ferro caem muito bem nesses espaços. Uma pequena mesa redonda para tomar café ou chá em dias gelados também fica muito bem nesse espaço. E não esqueça das plantas, atentando para escolher as espécies corretas para sobreviver nesse tipo de espaço, pois elas irão trazer um maior ar de tranquilidade e serenidade para o local. Se você gosta de mexer com plantas pode criar um espaço de trabalho com vasos em cima de uma grande mesa.




Se inspire e crie o seu clima especial em casa.











As imagens aqui publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem aos seus respectivos proprietários. Em algumas imagens estão citadas a fonte/autor. Caso você seja titular de alguma delas e queira os créditos citados ou retirada da imagem, entre em contato para as devidas alterações.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinco passos para reformar!

Ares de inverno

Hoje, muitas imagens de ambientes com ares de inverno, para inspirar! via casatreschic via pinterest via pinterest via frenchbydesign via brabbu via pinterest via pinterest  via pinterest via pinterest via pinterest via homeadore via dailydreamdecor via casatreschic via vintageindustrialstyle via planetedeco via planetedeco via casatreschic via house and home As imagens aqui publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem aos seus respectivos proprietários. Em algumas imagens estão citadas a fonte/autor. Caso você seja titular de alguma delas e queira os créditos citados ou retirada da imagem, entre em contato para as devidas alterações.

Proteção solar nas fachadas

  O verão chegou e com eles os dias e noites de calor. Nem sempre as casas ou apartamentos onde moramos são projetados levando em consideração as condições climáticas do local, o que pode acabar tornando alguns ambientes verdadeiros fornos nos períodos mais quentes do ano.   O que muitas vezes não se sabe é que existem alguns elementos arquitetônicos que são capazes de amenizar a temperatura no interior dos ambientes, proteger da intensa exposição solar e tornar as residências mais frescas e menos dependente dos aparelhos de refrigeração.   Separei algumas opções que aliadas com a arquitetura podem contribuem para esse controle térmico nos dias mais quentes.     Brise-soleil: funciona como um quebra sol. Pode ser de aço, alumínio, madeira ou concreto, vertical ou horizontal, fixo ou móvel. Ele recebe a luz solar e projeta sombra na fachada. Esse elemento foi muito utilizado pelos arquitetos modernistas e segue presente em muitas edificações até os dias atu...