Pular para o conteúdo principal

Arquitetura e conforto do ambiente


         
         Uma casa tem três funções básicas quanto as condições de abrigo: proteção do sol e da chuva, proteção da umidade do solo e proteção do vento. Com uma correta arquitetura podemos utilizar alguns elementos para ajudar a proteger das intempéries, amenizar a temperatura no interior da casa, evitar o reflexo dos raios do sol, ventilar bem os espaços, aproveitar a iluminação natural, entre outros.
Adequar a arquitetura ao clima local possibilita construir espaços com melhores condições de conforto, amenizando sensações excessivas de frio, calor ou ventos e propiciar ambientes que sejam, no mínimo, tão confortáveis como os espaços ao ar livre de climas amenos, pois a casa deve estar de acordo com o clima e não o clima com a casa.
                As pessoas migrantes as vezes cometem o erro muito comum de ao chegar numa região de clima diferente, construir suas casas com a mesma forma de seus lugares de origem, o quê, quase sempre, torna essas casas muito quentes ou muito frias. Não convém imitar elementos ou estilos arquitetônicos de outros lugares, pois isso só irá prejudicar o conforto dos moradores. Por exemplo, uma grande janela num lugar frio permite que o sol entre e aqueça o cômodo, mas a mesma janela num lugar de clima tropical seco esquentará o cômodo e será insuportável a permanência no local.
                Em condições climáticas muito rígidas a arquitetura também pode ajudar com propostas que maximizam o desempenho térmico natural, podendo dessa maneira, reduzir a potencia necessária dos equipamentos de refrigeração ou aquecimento.
                Conseguir a máxima ventilação natural nos ambientes é de importância para a higiene em geral, pois proporciona a renovação do ar ambiente e gera melhor conforto térmico.

                A iluminação também é de extrema importância. Luz é saúde. Quando os raios de sol não entrem nos quartos porque as janelas são muito pequenas, ou por estarem sempre fechadas, cria-se a oportunidade para o crescimento de ácaros, fungos, vírus e bactérias, o que faz com os moradores adoeçam com mais facilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ares de inverno

Hoje, muitas imagens de ambientes com ares de inverno, para inspirar! via casatreschic via pinterest via pinterest via frenchbydesign via brabbu via pinterest via pinterest  via pinterest via pinterest via pinterest via homeadore via dailydreamdecor via casatreschic via vintageindustrialstyle via planetedeco via planetedeco via casatreschic via house and home As imagens aqui publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem aos seus respectivos proprietários. Em algumas imagens estão citadas a fonte/autor. Caso você seja titular de alguma delas e queira os créditos citados ou retirada da imagem, entre em contato para as devidas alterações.

Cinco passos para reformar!

Cozinhas pequenas

A cozinha sempre foi um local de prestígio dentro dos lares, e, apesar de toda a evolução, o conceito continua o mesmo.  Sejam elas grandes ou pequenas, as cozinhas tem por excelência armazenar, promover e circular energias.  Atualmente esse espaço vem sendo reduzido. Nossas cozinhas não tem mais o tamanho das cozinhas de nossas avós, por exemplo, mas ainda podem ser funcionais com um bom planejamento e projeto.  Algumas dicas podem ser úteis para melhorar o espaço da sua pequena cozinha e trazer mais praticidade, beleza e funcionalidade ao ambiente. Confira. - Sempre que possível opte por integrar a cozinha com a sala, dessa forma, o espaço parecerá mais amplo e arejado. Evite aquela cozinha corredor, que esta presente em muitos dos apartamentos hoje em dia. - Não faça as bancadas em alvenaria, isso ocupa mais espaço. Opte por fazer com a própria marcenaria ou com pedras.  - Utilize armários feitos sob medida para o seu espaço e suas necessidades.  - Opte por embuti