Pular para o conteúdo principal

Cor na arquitetura

"Corretamente usada, a cor pode expressar o caráter de um edifício e o espírito que pretende transmitir" (Stenn Eiler Rasmussen)

A primeira consideração na escolha das cores deve ser em relação à função do espaço projetado. É um ambiente de descanso e relaxamento, um local de estudo, um ambiente para cozinhar, etc. A cor é um fator de estímulo num ambiente e as pessoas buscam estímulos o tempo todo, seja para favorecer desempenho, relaxamento, atividade, etc. As cores nos influenciam de modo inconsciente, despertam processos psicológicos e emocionais.



Fuente de los Amantes, de Luis Barragán, arquiteto mexicano que fazia uso de cores vibrantes em suas obras. Image © Flickr user Esparta. Via Archdaily.



Church of 2000, Tor Tre Treste, Rome, Italy. Do arquiteto americano Richard Meier, conhecido por sua arquitetura abstrata e uso do branco em suas obras. Image © Andrea Giannotti, Gabriele Rossett. Via Archdaily.

As cores quentes, como vermelho, laranja, marrom e amarelo, causam aceleração dos batimentos cardíacos e elevação da pressão arterial de quem está exposto a elas, estando associadas a atividade e alerta e sugerindo proximidade. Enquanto que as cores frias, como azul, verde e cinza, são capazes de diminuir a aceleração dos batimentos cardíacos e pressão arterial, estando associadas às sensações de relaxamento, harmonia e bem estar, e sugerem afastamento.

A utilização de cores na arquitetura também pode interferir na percepção dos espaços por seus usuários quanto a suas dimensões. Por exemplo: as cores claras tendem a criar a ilusão de que os espaços são maiores, e as cores escuras de que os ambientes são menores.

          Quando for escolher as cores para os ambientes da sua casa tenha sempre em mente qual é a sensação que você pretende transmitir naquele ambiente, o ideal é que predomine a cor cuja sensação você pretende estimular, mas não exagere no uso de uma única cor, o mais agradável é que a cor escolhida seja utilizada com tons mais neutros. As cores podem ser utilizadas e combinadas de maneira harmoniosa nas paredes, móveis e objetos de decoração para transmitir a sensação que deseja que o seu espaço cause. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinco passos para reformar!

O que é arquitetura? O que faz um arquiteto?

   Para iniciar nada mais justo que abordar a essência da questão.   Essas questões sempre trazem dúvidas e equívocos a muitas pessoas.    O arquiteto é um profissional formado para criar o espaço onde o homem vive, estuda, trabalha, circula, se diverte, adequando o projeto a arte da beleza, estética, harmonia, conforto térmico e acústico, estilo, funcionalidade, etc. Por isso o arquiteto estuda a ergonomia, que é a ciência do homem no uso de objetos; a iluminação adequada para a área onde será executado o projeto; a ventilação para que o ar circule agradavelmente e de forma saudável; a circulação, para que se torne mais fácil o acesso, etc; a acústica do ambiente; as necessidades para viver bem; etc. A arquitetura é uma disciplina tão ampla que aborda aspectos da arte, da engenharia, do urbanismo, do paisagismo, do design de interiores, entre outros. O arquiteto é formado em uma ciência humana onde o fundamental é o projeto. Arquitetos desenvolvem projetos d...

Os pets e a decoração

Cada vez mais presentes em nossas vidas e casas, os animais de estimação estão mudando o cenário da decoração da casa de seus donos.