Pular para o conteúdo principal

Cor na arquitetura

"Corretamente usada, a cor pode expressar o caráter de um edifício e o espírito que pretende transmitir" (Stenn Eiler Rasmussen)

A primeira consideração na escolha das cores deve ser em relação à função do espaço projetado. É um ambiente de descanso e relaxamento, um local de estudo, um ambiente para cozinhar, etc. A cor é um fator de estímulo num ambiente e as pessoas buscam estímulos o tempo todo, seja para favorecer desempenho, relaxamento, atividade, etc. As cores nos influenciam de modo inconsciente, despertam processos psicológicos e emocionais.



Fuente de los Amantes, de Luis Barragán, arquiteto mexicano que fazia uso de cores vibrantes em suas obras. Image © Flickr user Esparta. Via Archdaily.



Church of 2000, Tor Tre Treste, Rome, Italy. Do arquiteto americano Richard Meier, conhecido por sua arquitetura abstrata e uso do branco em suas obras. Image © Andrea Giannotti, Gabriele Rossett. Via Archdaily.

As cores quentes, como vermelho, laranja, marrom e amarelo, causam aceleração dos batimentos cardíacos e elevação da pressão arterial de quem está exposto a elas, estando associadas a atividade e alerta e sugerindo proximidade. Enquanto que as cores frias, como azul, verde e cinza, são capazes de diminuir a aceleração dos batimentos cardíacos e pressão arterial, estando associadas às sensações de relaxamento, harmonia e bem estar, e sugerem afastamento.

A utilização de cores na arquitetura também pode interferir na percepção dos espaços por seus usuários quanto a suas dimensões. Por exemplo: as cores claras tendem a criar a ilusão de que os espaços são maiores, e as cores escuras de que os ambientes são menores.

          Quando for escolher as cores para os ambientes da sua casa tenha sempre em mente qual é a sensação que você pretende transmitir naquele ambiente, o ideal é que predomine a cor cuja sensação você pretende estimular, mas não exagere no uso de uma única cor, o mais agradável é que a cor escolhida seja utilizada com tons mais neutros. As cores podem ser utilizadas e combinadas de maneira harmoniosa nas paredes, móveis e objetos de decoração para transmitir a sensação que deseja que o seu espaço cause. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinco passos para reformar!

Ares de inverno

Hoje, muitas imagens de ambientes com ares de inverno, para inspirar! via casatreschic via pinterest via pinterest via frenchbydesign via brabbu via pinterest via pinterest  via pinterest via pinterest via pinterest via homeadore via dailydreamdecor via casatreschic via vintageindustrialstyle via planetedeco via planetedeco via casatreschic via house and home As imagens aqui publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem aos seus respectivos proprietários. Em algumas imagens estão citadas a fonte/autor. Caso você seja titular de alguma delas e queira os créditos citados ou retirada da imagem, entre em contato para as devidas alterações.

Proteção solar nas fachadas

  O verão chegou e com eles os dias e noites de calor. Nem sempre as casas ou apartamentos onde moramos são projetados levando em consideração as condições climáticas do local, o que pode acabar tornando alguns ambientes verdadeiros fornos nos períodos mais quentes do ano.   O que muitas vezes não se sabe é que existem alguns elementos arquitetônicos que são capazes de amenizar a temperatura no interior dos ambientes, proteger da intensa exposição solar e tornar as residências mais frescas e menos dependente dos aparelhos de refrigeração.   Separei algumas opções que aliadas com a arquitetura podem contribuem para esse controle térmico nos dias mais quentes.     Brise-soleil: funciona como um quebra sol. Pode ser de aço, alumínio, madeira ou concreto, vertical ou horizontal, fixo ou móvel. Ele recebe a luz solar e projeta sombra na fachada. Esse elemento foi muito utilizado pelos arquitetos modernistas e segue presente em muitas edificações até os dias atu...