Pular para o conteúdo principal

Cor na arquitetura

"Corretamente usada, a cor pode expressar o caráter de um edifício e o espírito que pretende transmitir" (Stenn Eiler Rasmussen)

A primeira consideração na escolha das cores deve ser em relação à função do espaço projetado. É um ambiente de descanso e relaxamento, um local de estudo, um ambiente para cozinhar, etc. A cor é um fator de estímulo num ambiente e as pessoas buscam estímulos o tempo todo, seja para favorecer desempenho, relaxamento, atividade, etc. As cores nos influenciam de modo inconsciente, despertam processos psicológicos e emocionais.



Fuente de los Amantes, de Luis Barragán, arquiteto mexicano que fazia uso de cores vibrantes em suas obras. Image © Flickr user Esparta. Via Archdaily.



Church of 2000, Tor Tre Treste, Rome, Italy. Do arquiteto americano Richard Meier, conhecido por sua arquitetura abstrata e uso do branco em suas obras. Image © Andrea Giannotti, Gabriele Rossett. Via Archdaily.

As cores quentes, como vermelho, laranja, marrom e amarelo, causam aceleração dos batimentos cardíacos e elevação da pressão arterial de quem está exposto a elas, estando associadas a atividade e alerta e sugerindo proximidade. Enquanto que as cores frias, como azul, verde e cinza, são capazes de diminuir a aceleração dos batimentos cardíacos e pressão arterial, estando associadas às sensações de relaxamento, harmonia e bem estar, e sugerem afastamento.

A utilização de cores na arquitetura também pode interferir na percepção dos espaços por seus usuários quanto a suas dimensões. Por exemplo: as cores claras tendem a criar a ilusão de que os espaços são maiores, e as cores escuras de que os ambientes são menores.

          Quando for escolher as cores para os ambientes da sua casa tenha sempre em mente qual é a sensação que você pretende transmitir naquele ambiente, o ideal é que predomine a cor cuja sensação você pretende estimular, mas não exagere no uso de uma única cor, o mais agradável é que a cor escolhida seja utilizada com tons mais neutros. As cores podem ser utilizadas e combinadas de maneira harmoniosa nas paredes, móveis e objetos de decoração para transmitir a sensação que deseja que o seu espaço cause. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ares de inverno

Hoje, muitas imagens de ambientes com ares de inverno, para inspirar! via casatreschic via pinterest via pinterest via frenchbydesign via brabbu via pinterest via pinterest  via pinterest via pinterest via pinterest via homeadore via dailydreamdecor via casatreschic via vintageindustrialstyle via planetedeco via planetedeco via casatreschic via house and home As imagens aqui publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem aos seus respectivos proprietários. Em algumas imagens estão citadas a fonte/autor. Caso você seja titular de alguma delas e queira os créditos citados ou retirada da imagem, entre em contato para as devidas alterações.

Cinco passos para reformar!

Cozinhas pequenas

A cozinha sempre foi um local de prestígio dentro dos lares, e, apesar de toda a evolução, o conceito continua o mesmo.  Sejam elas grandes ou pequenas, as cozinhas tem por excelência armazenar, promover e circular energias.  Atualmente esse espaço vem sendo reduzido. Nossas cozinhas não tem mais o tamanho das cozinhas de nossas avós, por exemplo, mas ainda podem ser funcionais com um bom planejamento e projeto.  Algumas dicas podem ser úteis para melhorar o espaço da sua pequena cozinha e trazer mais praticidade, beleza e funcionalidade ao ambiente. Confira. - Sempre que possível opte por integrar a cozinha com a sala, dessa forma, o espaço parecerá mais amplo e arejado. Evite aquela cozinha corredor, que esta presente em muitos dos apartamentos hoje em dia. - Não faça as bancadas em alvenaria, isso ocupa mais espaço. Opte por fazer com a própria marcenaria ou com pedras.  - Utilize armários feitos sob medida para o seu espaço e suas necessidades.  - Opte por embuti