Pular para o conteúdo principal

Jardins verticais

   Em mundo cada vez mais urbano e menos verde, muitas pessoas tem buscado maneiras de reconectar com a natureza, seja através de viagens para lugares com muito verde e contato com a natureza, seja uma escapadinha no final de semana para fazer uma trilha em meio a natureza ou seja com um cantinho verde no quintal ou um vaso na sacada.O jardim vertical, que não é nenhuma novidade no mundo da arquitetura, vem conquistando cada vez mais adeptos, seja dentro de casa, no quintal ou até mesmo em fachadas. 
   Os jardins verticais oferecem benefícios importantes, como o aumento da umidade do ar, a redução da temperatura ambiente, a reciclagem dos gases tóxicos e a diminuição da poluição sonora. Mas para um benefício verdadeiro é importante lembrar que quanto maior área de jardim vertical mais eficaz ele será. Deve-se levar em contam também a proporção entre a parede verde e o espaço, para que seja agradável esteticamente. 
   As formas de execução mais comuns são o uso de blocos cerâmicos específicos ou a combinação de vasos meia-lua presos a telas metálicas.
   Abaixo separei algumas imagens de jardins verticais em fachadas de edifícios, ambientes comerciais e corporativos e locais residenciais.


Jardim vertical em loja de varejo na Inglaterra -crédito Juliana Rangel. Via SustentArqui.

Jardim vertical em Londres- muro verde no Westfield Shopping Center, projetado pelo atelier Aecom.

Aeroporto Changi, de Cingapura [Manfred Köhler 2008]


Fachada do Museé Quai Branly em Paris. Projeto de arquitetura de Jean Nouvel e jardim vertical executado por Patrick Blanc.

RAP Arquitetura e Interiores . Foto Andre Nazareth. Via Galeria da Arquitetura.





In House. Foto Evelyn Muller. Via Galeria da Arquitetura.


Bruno Rubiano Arquitetos. Foto Gisele Freire. Via Galeria da Arquitetura.


Caixas de madeira com cachepos, em projeto do arquiteto Paulo Alves. Foto Evelyn Müller. Via Casa Claudia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ares de inverno

Hoje, muitas imagens de ambientes com ares de inverno, para inspirar! via casatreschic via pinterest via pinterest via frenchbydesign via brabbu via pinterest via pinterest  via pinterest via pinterest via pinterest via homeadore via dailydreamdecor via casatreschic via vintageindustrialstyle via planetedeco via planetedeco via casatreschic via house and home As imagens aqui publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem aos seus respectivos proprietários. Em algumas imagens estão citadas a fonte/autor. Caso você seja titular de alguma delas e queira os créditos citados ou retirada da imagem, entre em contato para as devidas alterações.

Cinco passos para reformar!

Cozinhas pequenas

A cozinha sempre foi um local de prestígio dentro dos lares, e, apesar de toda a evolução, o conceito continua o mesmo.  Sejam elas grandes ou pequenas, as cozinhas tem por excelência armazenar, promover e circular energias.  Atualmente esse espaço vem sendo reduzido. Nossas cozinhas não tem mais o tamanho das cozinhas de nossas avós, por exemplo, mas ainda podem ser funcionais com um bom planejamento e projeto.  Algumas dicas podem ser úteis para melhorar o espaço da sua pequena cozinha e trazer mais praticidade, beleza e funcionalidade ao ambiente. Confira. - Sempre que possível opte por integrar a cozinha com a sala, dessa forma, o espaço parecerá mais amplo e arejado. Evite aquela cozinha corredor, que esta presente em muitos dos apartamentos hoje em dia. - Não faça as bancadas em alvenaria, isso ocupa mais espaço. Opte por fazer com a própria marcenaria ou com pedras.  - Utilize armários feitos sob medida para o seu espaço e suas necessidades.  - Opte por embuti