Pular para o conteúdo principal

O que é arquitetura? O que faz um arquiteto?

   Para iniciar nada mais justo que abordar a essência da questão.  Essas questões sempre trazem dúvidas e equívocos a muitas pessoas.
   O arquiteto é um profissional formado para criar o espaço onde o homem vive, estuda, trabalha, circula, se diverte, adequando o projeto a arte da beleza, estética, harmonia, conforto térmico e acústico, estilo, funcionalidade, etc. Por isso o arquiteto estuda a ergonomia, que é a ciência do homem no uso de objetos; a iluminação adequada para a área onde será executado o projeto; a ventilação para que o ar circule agradavelmente e de forma saudável; a circulação, para que se torne mais fácil o acesso, etc; a acústica do ambiente; as necessidades para viver bem; etc. A arquitetura é uma disciplina tão ampla que aborda aspectos da arte, da engenharia, do urbanismo, do paisagismo, do design de interiores, entre outros. O arquiteto é formado em uma ciência humana onde o fundamental é o projeto. Arquitetos desenvolvem projetos desde uma pequena residência popular, até grandes obras, como projetos de grandes edifícios residenciais, comerciais, hospitais e aeroportos, por exemplo. Além da  área de projetos de construções, reformas, ampliações, também podem atuar  em áreas como design de interiores (decoração), paisagismo e urbanismo.


   Mas ainda existem muitos mitos sobre o ‘’contratar um arquiteto’’. O maior deles é a crença de que o arquiteto é um “objeto de consumo” altíssimo, cheio de glamour e status. Mas a contratação desse profissional é uma necessidade real, não é supérfluo. O valor do serviço do arquiteto varia em média entre 5% a 12% do valor da obra. A construção de uma casa, seja ela de 50,00 m² ou de 500,00 m², na periferia ou num condomínio de luxo, é a sua casa, o seu sonho, a sua vida, onde talvez você passe o resto da sua vida, onde você vai descansar, se alimentar, se divertir, viver, tem que ter qualidade de vida. E para isto o espaço tem que ser projetado pelo profissional habilitado para isto. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ares de inverno

Hoje, muitas imagens de ambientes com ares de inverno, para inspirar! via casatreschic via pinterest via pinterest via frenchbydesign via brabbu via pinterest via pinterest  via pinterest via pinterest via pinterest via homeadore via dailydreamdecor via casatreschic via vintageindustrialstyle via planetedeco via planetedeco via casatreschic via house and home As imagens aqui publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem aos seus respectivos proprietários. Em algumas imagens estão citadas a fonte/autor. Caso você seja titular de alguma delas e queira os créditos citados ou retirada da imagem, entre em contato para as devidas alterações.

Cinco passos para reformar!

Cozinhas pequenas

A cozinha sempre foi um local de prestígio dentro dos lares, e, apesar de toda a evolução, o conceito continua o mesmo.  Sejam elas grandes ou pequenas, as cozinhas tem por excelência armazenar, promover e circular energias.  Atualmente esse espaço vem sendo reduzido. Nossas cozinhas não tem mais o tamanho das cozinhas de nossas avós, por exemplo, mas ainda podem ser funcionais com um bom planejamento e projeto.  Algumas dicas podem ser úteis para melhorar o espaço da sua pequena cozinha e trazer mais praticidade, beleza e funcionalidade ao ambiente. Confira. - Sempre que possível opte por integrar a cozinha com a sala, dessa forma, o espaço parecerá mais amplo e arejado. Evite aquela cozinha corredor, que esta presente em muitos dos apartamentos hoje em dia. - Não faça as bancadas em alvenaria, isso ocupa mais espaço. Opte por fazer com a própria marcenaria ou com pedras.  - Utilize armários feitos sob medida para o seu espaço e suas necessidades.  - Opte por embuti