Pular para o conteúdo principal

Arquitetura sustentável


Um projeto de arquitetura sustentável geralmente se caracteriza por um conjunto de fatores que agregam desempenho social, econômico e ambiental à edificação. Confira a seguir alguns critérios relevantes para considerar durante a concepção de um projeto.




Localização e Transporte
A localização do projeto possui um grande impacto, direto e indireto, na sustentabilidade. Edifícios bem localizados tiram vantagem da infraestrutura já existente, como o transporte público, vias, calçadas, ciclovias, serviços e lazer, assim como eletricidade, água, gás e sistema de esgoto. Manter os edifícios perto de uma boa infraestrutura diminui drasticamente os custos materiais e ecológicos que acompanham sua criação, como vias e estruturas de acesso.


Lotes Sustentáveis
Integrar o lote com os ecossistemas locais e preservar a biodiversidade que esses sistemas naturais necessitam minimiza a poluição da construção, os efeitos da ilha de calor, a poluição luminosa e o escoamento da água da chuva. Isso pode até mesmo remediar lotes decadentes, promovendo uma maior qualidade de vida para todos ao redor.


Eficiência de Água
O foco aqui é no desenvolver estratégias de economia interna e externa, proporcionar a instalação de equipamentos eficientes e a reutilização de águas residuais para suprir as necessidades de água não potável.


Eficiência Energética
A eficiência energética em um edifício verde começa com foco em um projeto que reduza as necessidades de energia elétrica convencional, como por exemplo, a orientação e a posição dos vidros, além da escolha de materiais de construção adequados ao clima. Estratégias como o aquecimento e refrigeração passivos, ventilação natural, ajudam nesse quesito. A geração de energia renovável no lote ou a compra de energia verde para  atender o consumo, reduzindo a demanda por fontes tradicionais


Qualidade interna do Ambiente
O foco não é só no projeto e na obra. É na ocupação pelas pessoas em longo prazo. Edifícios verdes com boa qualidade ambiental interna protegem a saúde e garante conforto aos ocupantes do edifício. Aqui se pode abordar estratégias de design e a qualidade nos fatores do ar, da iluminação, do design acústico e do controle sobre o próprio ambiente, influenciando positivamente a forma como as pessoas aprendem, trabalham e vivem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinco passos para reformar!

O que é arquitetura? O que faz um arquiteto?

   Para iniciar nada mais justo que abordar a essência da questão.   Essas questões sempre trazem dúvidas e equívocos a muitas pessoas.    O arquiteto é um profissional formado para criar o espaço onde o homem vive, estuda, trabalha, circula, se diverte, adequando o projeto a arte da beleza, estética, harmonia, conforto térmico e acústico, estilo, funcionalidade, etc. Por isso o arquiteto estuda a ergonomia, que é a ciência do homem no uso de objetos; a iluminação adequada para a área onde será executado o projeto; a ventilação para que o ar circule agradavelmente e de forma saudável; a circulação, para que se torne mais fácil o acesso, etc; a acústica do ambiente; as necessidades para viver bem; etc. A arquitetura é uma disciplina tão ampla que aborda aspectos da arte, da engenharia, do urbanismo, do paisagismo, do design de interiores, entre outros. O arquiteto é formado em uma ciência humana onde o fundamental é o projeto. Arquitetos desenvolvem projetos d...

Os pets e a decoração

Cada vez mais presentes em nossas vidas e casas, os animais de estimação estão mudando o cenário da decoração da casa de seus donos.