Pular para o conteúdo principal

Arquitetura sustentável


Um projeto de arquitetura sustentável geralmente se caracteriza por um conjunto de fatores que agregam desempenho social, econômico e ambiental à edificação. Confira a seguir alguns critérios relevantes para considerar durante a concepção de um projeto.




Localização e Transporte
A localização do projeto possui um grande impacto, direto e indireto, na sustentabilidade. Edifícios bem localizados tiram vantagem da infraestrutura já existente, como o transporte público, vias, calçadas, ciclovias, serviços e lazer, assim como eletricidade, água, gás e sistema de esgoto. Manter os edifícios perto de uma boa infraestrutura diminui drasticamente os custos materiais e ecológicos que acompanham sua criação, como vias e estruturas de acesso.


Lotes Sustentáveis
Integrar o lote com os ecossistemas locais e preservar a biodiversidade que esses sistemas naturais necessitam minimiza a poluição da construção, os efeitos da ilha de calor, a poluição luminosa e o escoamento da água da chuva. Isso pode até mesmo remediar lotes decadentes, promovendo uma maior qualidade de vida para todos ao redor.


Eficiência de Água
O foco aqui é no desenvolver estratégias de economia interna e externa, proporcionar a instalação de equipamentos eficientes e a reutilização de águas residuais para suprir as necessidades de água não potável.


Eficiência Energética
A eficiência energética em um edifício verde começa com foco em um projeto que reduza as necessidades de energia elétrica convencional, como por exemplo, a orientação e a posição dos vidros, além da escolha de materiais de construção adequados ao clima. Estratégias como o aquecimento e refrigeração passivos, ventilação natural, ajudam nesse quesito. A geração de energia renovável no lote ou a compra de energia verde para  atender o consumo, reduzindo a demanda por fontes tradicionais


Qualidade interna do Ambiente
O foco não é só no projeto e na obra. É na ocupação pelas pessoas em longo prazo. Edifícios verdes com boa qualidade ambiental interna protegem a saúde e garante conforto aos ocupantes do edifício. Aqui se pode abordar estratégias de design e a qualidade nos fatores do ar, da iluminação, do design acústico e do controle sobre o próprio ambiente, influenciando positivamente a forma como as pessoas aprendem, trabalham e vivem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinco passos para reformar!

Proteção solar nas fachadas

  O verão chegou e com eles os dias e noites de calor. Nem sempre as casas ou apartamentos onde moramos são projetados levando em consideração as condições climáticas do local, o que pode acabar tornando alguns ambientes verdadeiros fornos nos períodos mais quentes do ano.   O que muitas vezes não se sabe é que existem alguns elementos arquitetônicos que são capazes de amenizar a temperatura no interior dos ambientes, proteger da intensa exposição solar e tornar as residências mais frescas e menos dependente dos aparelhos de refrigeração.   Separei algumas opções que aliadas com a arquitetura podem contribuem para esse controle térmico nos dias mais quentes.     Brise-soleil: funciona como um quebra sol. Pode ser de aço, alumínio, madeira ou concreto, vertical ou horizontal, fixo ou móvel. Ele recebe a luz solar e projeta sombra na fachada. Esse elemento foi muito utilizado pelos arquitetos modernistas e segue presente em muitas edificações até os dias atu...

Ares de inverno

Hoje, muitas imagens de ambientes com ares de inverno, para inspirar! via casatreschic via pinterest via pinterest via frenchbydesign via brabbu via pinterest via pinterest  via pinterest via pinterest via pinterest via homeadore via dailydreamdecor via casatreschic via vintageindustrialstyle via planetedeco via planetedeco via casatreschic via house and home As imagens aqui publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem aos seus respectivos proprietários. Em algumas imagens estão citadas a fonte/autor. Caso você seja titular de alguma delas e queira os créditos citados ou retirada da imagem, entre em contato para as devidas alterações.